Boas vistas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ORIGEM DO UNIVERSO

ORIGEM DO UNIVERSO

Reinavam as trevas sobre o universo. Ocasionalmente, ouviam-se estrondos e ruídos. Certa vez, as cores branca, azul, vermelha e castanha envolveram-se numa espiral e uniram-se num ponto distante e imensurável do qual surgiu uma grande bola de fogo. Esta continuou a rodopiar sobre si até que se condensou numa placenta que se dividiu em dois embriões. O universo começava a agitar-se. Prematuramente, as crianças rasgaram o embrião e morreram, pelo que o universo voltou a contrair-se e a imobilizar-se .
As cores voltaram a juntar-se, repetiu-se o processo mas, desta vez, as crianças sobreviveram. O universo, que então já respirava, cedo começou a ser disputado por duas crianças; Mukat e Temaiyauit combatiam entre si para decidirem quem era o mais velho e quem teria assim direito a governar sobre as coisas do cosmos. A disputa prometia durar eternamente mas os dois irmãos acabaram por decidir separar-se e dividir a criação entre si. Porém,Temaiyauit quis levar consigo a terra e os céus, regiões estas que não estavam contempladas no acordo estabelecido. Mukat colocou então um joelho sobre a terra, segurando com uma mão o céu e com outra as demais criaturas. Deste gesto nasceram os vales, as montanhas, as fendas dos rios e as águas que os enchem. Derrotado,  Temaiyauit rasgou a superfície da terra de forma a levar para o mundo ctónico os seres que criou. Desde então, a terra tem este aspecto acidentado e irregular.

América do Norte, Cahuillas
Trad.: Manuel João Magalhães

HERMÌNIO, Manuel Hermínio (Direcção editorial). "Rosa do Mundo". Assírio e Alvim. 2001. 2ª ed. Lisboa. P:2.



O aspecto irregular da terra vai-se esbatendo pela mão do homem, como se as guerras das origens entre os irmãos se perpetuasse através da sua memória. Será que os primeiros embriões, se tivessem sobrevivido, teriam sido menos beligerantes e ambiciosos? Seria o universo diferente?
Com esta origem, que destino nos estará reservado???

Sem comentários:

Enviar um comentário