Boas vistas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CARVA-ASNELA

Concelho de Murça? Sim, apesar de não se concordar com a decisão que é bem antiga, desde que a Carva deixou de pertencer ao Concelho extinto de Alfarela de Jales.  
A Carva, geologica, antropologica e geograficamente falando, deveria pertencer ao Concelho de Vila Pouca de Aguiar, terra de montanha e altitude, das geadas e nevadas, das pedras e da fraca produtividade. Das gentes cheias de rugas, mas donas das suas terras e com brio! Não é Terra Quente e muito menos Douro, a que Murça tanto se pode chegar.
 A Carva pertence a um concelho da terra Quente, em vez de pertencer aquilo que ela é: Terra Fria pura, dura e agreste. De gentes como a terra, admiráveis!
Este foi um passeio breve, pelas agruras quase impenetráveis do caminho entre a Carva e a Asnela, duas aldeias tão esquecidas pelos "senhores que têm os anéis". Duas terras pobres, encaixadas nas penedias, mas próximas e com relações muito antigas.
A Asnela, quase deserta de gentes (diz-se que terá apenas 6 habitantes) mas em que se vê recuperar as casas antigas para turismo.
A Carva, terra de encanto, com o Escarão a proteger as suas ainda bastantes pessoas, e que em Setembro, quase triplica o número de habitantes.
Vejamos as fotos da Isabel.

Flores do campo da Isabel.

O imponente Escarão, com os seus mais de 1000 metros

Aqui é o Barroco, em direcção a Asnela

Os caminheiros


O futuro turistico da Asnela, em contra-luz

Cancela de Asnela.

Aqui, a Asnela está em recuperação, aparentemente para turismo rural...

A Asnela em ruínas











Luzes.

O púrpura.

A lua e o púrpura!

Figuras no caos granítico, qual cabeça de pele vermelha...

O regresso, quase às 22h. O céu para os lados de Vila Real.

NOTA: Fotos da responsabilidade da Isabel. Direitos de autor para todas as fotos deste blog., em especial as desta mensagem.

1 comentário: