Concelho de Murça? Sim, apesar de não se concordar com a decisão que é bem antiga, desde que a Carva deixou de pertencer ao Concelho extinto de Alfarela de Jales.
A Carva, geologica, antropologica e geograficamente falando, deveria pertencer ao Concelho de Vila Pouca de Aguiar, terra de montanha e altitude, das geadas e nevadas, das pedras e da fraca produtividade. Das gentes cheias de rugas, mas donas das suas terras e com brio! Não é Terra Quente e muito menos Douro, a que Murça tanto se pode chegar.
A Carva pertence a um concelho da terra Quente, em vez de pertencer aquilo que ela é: Terra Fria pura, dura e agreste. De gentes como a terra, admiráveis!
Este foi um passeio breve, pelas agruras quase impenetráveis do caminho entre a Carva e a Asnela, duas aldeias tão esquecidas pelos "senhores que têm os anéis". Duas terras pobres, encaixadas nas penedias, mas próximas e com relações muito antigas.
A Asnela, quase deserta de gentes (diz-se que terá apenas 6 habitantes) mas em que se vê recuperar as casas antigas para turismo.
A Carva, terra de encanto, com o Escarão a proteger as suas ainda bastantes pessoas, e que em Setembro, quase triplica o número de habitantes.
Vejamos as fotos da Isabel.Flores do campo da Isabel.
O imponente Escarão, com os seus mais de 1000 metros
Aqui é o Barroco, em direcção a Asnela
Os caminheiros
O futuro turistico da Asnela, em contra-luz
Cancela de Asnela.
Aqui, a Asnela está em recuperação, aparentemente para turismo rural...
A Asnela em ruínas
Luzes.
O púrpura.
A lua e o púrpura!
Figuras no caos granítico, qual cabeça de pele vermelha...
O regresso, quase às 22h. O céu para os lados de Vila Real.
NOTA: Fotos da responsabilidade da Isabel. Direitos de autor para todas as fotos deste blog., em especial as desta mensagem.
Bravo! Interessante estes teus comentarios
ResponderEliminar