Boas vistas

sábado, 12 de novembro de 2011

CARVALHELHOS, o espaço místico


 
Partilhava com o meu pai, um gosto muito especial pela terra de Carvalhelhos. Não apenas pela estalagem acolhedora e de gente simpaticamente transmontana, serrana. Mas pela paisagem, ou até pelo misticismo que esta evoca, através das matas de carvalhos, pelos relevos ondulantes ou vertiginosos, pelo ruído das águas (no inverno mais intenso) que encantam, qual lenda arturiana de raízes celtas.


E este é um espaço com raízes bárbaras, provavelmente célticas. Há imensa famílias cujas gerações têm perpetuado os cabelos de um loiro vivo e uns olhos azul de mar.


E o encanto é total. É um espaço onde andar é ainda um prazer maior... ou melhor, caminhar aqui  é envolver-se na paisagem, nas cores e nos sons e comungar com a mãe Natureza. Caminhar aqui não é como caminhar em qualquer outro local do planeta! Caminhar aqui é percorrer estradas que nos podem conduzir ao paraíso.


Este é um local único para mim. Não interessa a má qualidade das fotos. É necessário ir lá, parar muitas vezes na caminhada e contemplar apenas, com todos os sentidos.


Não há carvalhais mais intensos, que estes!


O Castro de Carvalhelhos é a prova de que a humanidade soube vingar principalmente através do misticismo e da espiritualidade. Aqui é fácil adorar as árvores ou a água ou as pedras, ou os relâmpagos...


O homem transformou a paisagem, mas aqui soube preservar a originalidade da Natureza. Aqui os dois conseguiram comungar.


Até os líquenes são mais brilhantes!


O nevoeiro é mas penetrante!


 E as árvores escondem-se na paisagem, escondendo também os deuses!

Sem comentários:

Enviar um comentário